terça-feira, 10 de junho de 2008

Alteridade.


"Quando chegaste mais velhos contavam estórias. Tudo estava no seu lugar. A água. O som. A luz. Na nossa harmonia. O texto oral. E só era texto não apenas pela fala mas porque havia árvores [...]. E era texto porque havia gesto. Texto porque havia dança. Texto porque havia ritual. Texto falado ouvido visto. É certo que podias ter pedido para ouvir e ver as estórias que os mais velhos contavam quando chegaste! Mas não! Preferiste disparar os canhões."

E agora o meu texto se ele trouxe a escrita? O meu texto tem que se manter assim oraturizado e oraturizante. Se eu perco a cosmicidade do rito perco a luta [...] eu não posso retirar do meu texto a arma principal. A identidade.

Como escrever a história, o poema, o provérbio sobre a folha branca? Saltando pura e simplesmente da fala para a escrita e submetendo-me ao rigor do código [...]? Isso não. No texto oral já disse não toco e não o deixo minar pela escrita arma que eu conquistei ao outro [...] Interfiro, desescrevo, para que conquiste a partir do instrumento da escrita um texto escrito meu, da minha identidade [...] Temos de ser nós. 'Nós mesmos.' Assim reforço a identidade com a literatura."

Manuel Rui ("Eu e o outro - o invasor")

6 comentários:

Caroline Tavares disse...

"Espero que vocês saiam e deixem que as histórias lhes aconteçam, que vocês as elaborem, que as reguem com seu sangue, suas lágrimas e seu riso até que elas floresçam, até que você mesma esteja em flor. /então, você será capaz de ver os bálsamos que elas criam, bem como onde e quando aplicá-los. É essa a missão. A única missão."
(Clarissa Pinkola Estés)

Paulo Paes disse...

Bacana, bem parnaso!
Para quem fala que não tem o dom da escrita, demonstras que tem outro, o dom do sentimento,
aquele dom de ver algo que é preciso, e precioso, para os leitores do mundo.
Esse dom não tenho.

Ju disse...

Me lembrei da leitura em voz alta do Banquete... Pq será?
Diria que você nos oferece petiscos literários preparados com carinho!

Juliana Veiga disse...

"temos de ser nós" é lindo!
vc colocou esse texto por causa do q minha mãe comentou na outra postagem?? se sim ou se não, serviu muito bem!

amo-t!

Casa_Itaboraí disse...

Gi, passo varias vezes por aqui, desde o começo. agrada-me muito esse seu espaço. por isso, eh claro, queria ver mais postagens e coisas suas.
por que vc deixa só pra si o que esses olhos, mais lindos que há, captam de poetico nesse mundo? já afirmo que crítica literária vc faz muito bem, eu li.
vou continuar voltando até vc ser vencida! um bj, Reginaldo Garcia

Giselle Veiga disse...

REGINALDO!!
Obrigada pelas visitas! mto bom saber que vc passeia por aqui! =)
Ainda não tenho nada (meu) que valha a pena ser postado por aqui! rsrs...mas acredito q essas citações representem um poquinho de mim...
mais uma vez, obrigada! Sempre tão gentil...
beijos